Books/Articles

Improving National Education Systems After Covid-19 – Moving Forward After PIRLS 2021 and PISA 2022 (2024). Com base nas estatísticas recentemente divulgadas, a obra examina o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, destacando variações significativas entre os diversos países em perdas de aprendizagem e eficácia das políticas educativas. Oferece uma visão global sobre as abordagens que se mostraram mais eficazes na superação dos desafios educativos sugerindo estratégias baseadas nos dados para orientar futuros avanços na educação.

Apología del libro de texto (2024). Este livro examina os manuais escolares, analisando a sua evolução histórica, a sua utilização atual e alguns princípios eficazes para a sua redação, seleção e utilização, à luz dos dados empíricos disponíveis. É um livro para editores, autores, professores, estudantes e decisores políticos.

Improving a Country’s Education – Pisa 2018 Results in 10 Countries (2020). This open access book compares and contrasts the results of international student assessments in ten countries. The OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) released the results of its 2018 assessment in December 2019. This book reflects the debates that typically follow the release of these results and focuses on the causes of differences between countries.

O Eclipse de Einstein entre Lisboa, Londres, Sobral e o Príncipe (2019). Em 1915, Albert Einstein formulou a teoria da relatividade geral, que fornece uma visão radicalmente nova do Universo. De entre todas as confirmações desta teoria, aquela que mais fez para o seu estabelecimento e para a celebridade do seu autor ocorreu em 1919, na observação de um eclipse total do Sol, em Sobral, no Brasil, e no Príncipe, na atual República Democrática de São Tomé e Príncipe. Este livro narra esta história (…).

Data-Driven Policy Impact Evaluation (2018). In the light of better and more detailed administrative databases, this open access book provides statistical tools for evaluating the effects of public policies advocated by governments and public institutions. Experts from academia, national statistics offices and various research centers present modern econometric methods for an efficient data-driven policy evaluation and monitoring, assess the causal effects of policy measures and report on best practices of successful data management and usage.

Raising Public Awareness of Mathematics (2012). This collective book aims to encourage and inspire actions directed towards raising public awareness of the importance of mathematical sciences for our contemporary society in a cultural and historical perspective. Mathematical societies, in Europe and around the world, can find ideas, blueprints and suggestions for activities – including concerted actions with other international organizations – directed towards raising public awareness of science, technology and other fields where mathematics plays a strong role. 

Outras Terras no Universo (Portuguese Edition) (2012). Este livro conta a fascinante história da descoberta dos planetas. Dos planetas do nosso sistema solar, mas, sobretudo, daqueles que se acharam desde 1995 a girar em torno de estrelas distantes. Desde então o velho sonho de filósofos gregos, clérigos heréticos e astrónomos arrojados tomou corpo nas centenas de planetas extra-solares que a moderna investigação astronómica detectou na Via Láctea.

Figuring it Out: Entertaining Encounters with Everyday Math (2010). This is a book of mathematical stories — funny and puzzling mathematical stories. They tell of villains who try to steal secrets, heroes who encode their messages, and mathematicians who spend years on end searching for the best way to pile oranges.

A Matemática das Coisas (2008). Este é um livro de histórias matemáticas. De deliciosas histórias matemáticas. São histórias de vilões que procuram roubar segredos, de heróis que codificam as suas mensagens, de matemáticos que passam séculos à procura da melhor forma de empilhar laranjas. São também histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana, de trapalhadas nos trocos por se ignorarem paradoxos antigos, de erros nos calendários por se desconhecerem boas regras de aproximação numérica.

Passeio Aleatório (2007). Este é um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia-a-dia, a ciência em que não reparamos ou que temos dificuldade em perceber. Com a clareza e a simplicidade a que nos vem habituando, mas também com o rigor de um profissional da ciência, Nuno Crato guia-nos pelo mundo fascinante da cultura científica, num passeio tanto mais interessante quanto aparentemente aleatório.

(Versão Ebook)

O “Eduquês” em Discurso Directo (2006) disseca com rigor e impiedade os lugares comuns em educação. Mostra o vazio dos conceitos que têm dominado a pseudo-pedagogia do laxismo e da irresponsabilidade. Explica a ideologia frouxa que está por detrás da linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado eduquês. Depois de ler este livro, ninguém pode continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como «aprender a aprender», «ensino centrado no aluno» ou «aprendizagem em contexto».

O Desastre no Ensino da Matemática – Como Recuperar o Tempo Perdido (2006). O ensino da matemática não vai bem. Ano após ano a situação tem-se agravado, com o beneplácito insano de muitos responsáveis políticos e a cegueira ideológica de muitos teóricos da educação. Tal como uma bomba, a irresponsabilidade está prestes a estourar sobre os nossos jovens e o nosso futuro. E talvez a realidade seja ainda mais grave do que se imagina. Neste livro, especialistas de formações diversas analisam a situação presente e apontam soluções. Os problemas de ensino são abordados do ponto de vista das ciências cognitivas, da pedagogia, da filosofia, das comparações internacionais e das práticas de ensino

Ser professor (2006). RÓMULO DE CARVALHO, o conhecido professor, historiador e poeta, que assinava com o pseudónimo António Gedeão, nasceu em 24 de Novembro de 1906. Durante 42 anos, Rómulo de Carvalho leccionou física no ensino liceal, orientou estágios, fez e comentou exames, produziu manuais escolares e escreveu textos sobre pedagogia e didáctica. Neste livro, Nuno Crato, antigo aluno de Rómulo de Carvalho e também ele um professor preocupado com a educação, selecciona, introduz e comenta alguns textos pedagógicos fundamentais do antigo mestre. Fica-se aqui a conhecer o que Rómulo de Carvalho pensava sobre o ensino experimental, sobre a organização das aulas, sobre as actividades dos alunos, sobre as diferenças entre a investigação e o ensino e sobre o despertar dos jovens para a ciência.

A Espiral Dourada (2006). Um livro que separa a verdade da ficção nas referências científicas d’O Código Da Vinci. Explica-se como Vénus pode desenhar no céu uma estrela de cinco pontas, e para que servia a meridiana da Igreja de St. Sulpice. Fala-se da verdadeira conspiração científica de um cura e de um matemático, que aí se reuniam. Explica-se o que é a Linha da Rosa, como se mede o tempo solar e por que razão os comboios destronaram os meridianos de Paris e de Lisboa. Trata-se de códigos matemáticos, de máquinas de transmitir segredos, da cifra de César e do criptex de Leonardo. Discutem-se os gnómones dos relógios de Sol e os gnómones geométricos. Fala-se de Fibonacci e de Euclides. Desvenda-se o número de ouro e mostra-se como este traça uma curva tão perfeita que os matemáticos lhe chamaram a espiral dourada.

Trânsitos de Vénus: À Procura da Escala Exacta do Sistema Solar (2004). Este livro conta a história da descoberta dos trânsitos de Vénus e de Mercúrio e explica o que são essas passagens visuais dos planetas entre nós e o Sol. Explica a dinâmica celeste desses fenómenos raros, fáceis de observar desde que se esteja para isso preparado. A história começa com Kepler, passa por Halley e pelo Capitão Cook. Refere astrónomos de génio e aventureiros. Conta com o contributo de Teodoro de Almeida, Soares de Barros e outros portugueses, como é aqui revelado com base em vária investigação histórica original.